17 de maio de 2008

O Amor na Era Virtual




Visitando alguns blogs que gosto me deparei com uma poesia de Camões, no Mágica Mistura (sim, um Post inspirado em outro!) que pela minha interpretação fala sobre o amor incondicional, que não impõe barreiras, o amor como realmente deveria ser.
Hoje alguns chamariam estes textos acerca do amor de devaneios, sonhos ou até os mais racionais diriam se tratar de sentimentalismo tolo. Será?
Não será que ignorar a nossa necessidade de viver um amor que nos faça bem, que seja livre, incondicional não é o motivo pelo qual passaram a existir agências de namoro online? A necessidade de afeto, de amor está movendo uma grande roda financeira por trás de tais agências. Ao mesmo tempo que negam a importância de viver experiência tão maravilhosa em suas vidas, lotam perfis de busca por almas gêmeas.
É como se tivessem descartado todas as possibilidades em um plano real e com a falsa promessa de ajuda a expandir horizontes, divulgam perfis para alcançar uma gama maior de pretendentes e assim, talvez encontrar o tal sonhado amor.
Esse tipo de “empresa” sempre existiu, antes carregavam um rotulo de “negócio subversivo” às vezes confundidas com casas de tolerância, promoviam Blind Date’s entre seus associados por meio de pagamento para a inclusão em um cadastro. Com o crescimento acelerado e acesso cada vez mais fácil a internet, essas, e “outras” empresas de outros ramos voltaram seus olhos para um mercado cada vez mais em alta... A Carência.

É muito comum, nos grandes portais na Internet, encontrarmos, em algum canto do site ou em PopUp’s, anúncios bem chamativos, com a promessa de encontro do par-perfeito. Com seus bancos de dados recheados de fotos encontramos todos os tipos de pessoas, buscando as mais variadas formas do amor. Sim, o amor tem vários “formatos”... tantos quantos os grãos de areia existentes no mundo. E sei de casos que realmente deram certo vindo dessas agências. Mas foram poucos...

Olhar alguns perfis às vezes entristece bastante. O amor que algumas pessoas não acharam na vida real ainda o estão buscando na virtual... amores que tem que ter uma estatura adequada, uma rentabilidade aceitável, uma formação acadêmica de fazer inveja ao mais simples universitário. Amores com dotes físicos irresistíveis, seguindo o nosso “lindo modelo europeu” de beleza. Amores racionais. Nem se quer existe a menção em seus perfis do que fariam por amor assim, tão qualificado, apenas consta que, candidatos a vaga do coração, precisam preencher os requisitos.
Falando em requisitos, algumas pessoas não requerem nada, e não é porque entendem que o amor não sofre programação, que não é uma coisa que se escolha. É simplesmente pelo fato de que não se acham a altura de exigirem qualificações. Pessoas que não conseguiram preencher por completo seus perfis nesses “provedores” do amor... que por vários motivos, não obtiveram escolaridade ou sucesso na vida. Criam seus perfis, eliminam qualquer restrição, se mostrando receptivas a quem possa se interessar por elas.
A medida que o mundo avança, vamos trocando convívio humano por tecnologia, sufocamos nossos sentimentos enquanto virtualmente gritamos por socorro. Mas sem perceber trouxemos para o virtual nossos erros no mundo real. Impossível encontrar um amor idealizado, materializado em perfis compatíveis num mundo de rostos sem nome.
Sites de relacionamento amoroso, promovendo o amor condicional, preconceituoso, restritivo e cheio de barreiras. Quer conhecer pessoas? Ótimo serviço... quer amar e ser amado... permita...
Para amar, não é necessário buscar o amor e sim permitir.

0 comentários: