26 de maio de 2008

Dedicação, Compromisso e o "Bem Maior"

Nada que dedicamos nosso tempo se perde... tudo é aproveitado. Mas não basta só dedicação tem que existir amor e compromisso.

As pessoas não se comprometem, ou amam sem dedicação, e não digo isso falando de relacionamentos não... digo no geral. Para cada situação se acrescenta mais predicados... mais itens vem somar à falta de dedicação, compromisso e amor.

Toda e qualquer estrutura na vida precisa de dedicação... tudo tem que ser feito com a medida certa. A medida que nos dedicamos temos a retribuição dessa dedicação e, a partir disso assumimos o compromisso de cuidar e sermos cuidados...

Somos bem recompensados pelo bem que fazemos, a cada instante da nossa vida somos premiados com um pequeno sinal de afeto, muitas vezes indireto... algumas vezes de lugares que nem sonhávamos...

Eu vivo bem mediante ao bem que crio, quando crio me torno responsável por esse "bem", e sou corajoso o suficiente para assumi-lo. É, criamos nossos "bens"... fazemos o bem, e recebemos em troca... mas será que estamos percebendo quando vem a troca? Será que sabemos diferenciar e entender que todo bem que recebemos partiu de algum bem que fizemos?

Muitos se perdem nessa vida, alguns desistiram dela, outros se guardam esperando um bem maior mas, simplesmente não enxergam o bem à volta e só criticam e degradam a imagem de um bem segundo eles "menor", sem capacidade perceptiva, ignoram oportunidades na vida.

Nunca saberemos ao certo como fazer o bem a alguém... por muitas vezes a intenção é o que conta, mas sabemos distinguir as intenções de nossos semelhantes para conosco? Ou simplesmente as rejeitamos, as ignoramos ou fazemos pouco caso delas... acaso a vida não era para ser uma mar de esperança? Não temos que por obrigação vencer nossos anseios com o despertar de cada manhã? Aonde está o "bem" que foi prometido? Será que realmente merecemos? Porque é tão fácil ver o mal? Porque permitimos que o mal prevaleça? Porque nos acostumamos com a dor? O engraçado é que muitas vezes a dor é mais confortante...

Somos desconfiados... dormimos com os olhos abertos... mágoas... manchas... passado... então estamos presos??? Presos ao um circulo vicioso de decepções e melancolia... sim, às vezes é essa a prisão que criamos... nos silenciamos... e esperamos... o bem maior....

Sortudos são aqueles que vêem o bem maior chegar... mas se tornam miseráveis ou insensíveis quando não percebem como às vezes é simples retribuir.

Retribuir, regra básica para qualquer situação da vida, em qualquer época da historia... hoje criamos um meio de retribuir e demos um valor a ele. Ele se chama dinheiro... pagamos pelo bem que recebemos... para que fique registrado... não queremos nada de graça... não nos permitimos dever favores... a mediocridade é nossa companheira desde os primórdios...

por que então continuamos a aceita-la?

Porque é mais fácil vivermos uma vida medíocre... sem grandes expectativas, presos, arredios e desconfiados na espera do "bem maior".

7 comentários:

Anônimo disse...

oi..
aii eu nao sei por onde começo.
1º) to lembrando de um episodi oque assisti do dr. house na 4ª temporada: "jogos".

House falou assim:

Algumas pessoas nascem boas.
Outros tentam.
E outros desistem.

acho que se aplica ao texto.
Em tudo que vou fazer, até mesmo uma coisa banal como inserir um link no blog ou fazer uma descrição, eu gosto de ter compromisso e fazer aquilo bem feito.

Iara Alencar disse...

Por outro lado, a gente costuma querer que as outras pessoas também pensem no "bem maior" e façam tudo com o maximo de si, só que pessoas são diferentes, nem todas tem as mesmas afinidades, é aí que mora o perigo. Porque acabamos esperando demais de outras pessoas.

A propsosito adorei o seu visual, apesar de ser um blogue com um estilo bem dark e hardcore, tem muita leveza e objetivdade, gosto disso. :)

Lugirão disse...

†Drake†, é a primeira vez que venho ao seu blog, e o achei muito interessante, gostei muito do desde já, sejam Bem vindos, concordo com você independente do que as pessoas tenham a lhe dizer, se ela se sentir bem vinda, já começa bem.

E dedicação, doação, é fundamental para se ter sucesso, principalmente o sucesso da alma,aquele que realmente faz a vida valer a pena.

sucesso.

Iara Alencar disse...

Oi Rapaz.
vim ver se tinha novidades.

†Maul† disse...

Olá Lugirão!!

Fico feliz que tenha gostado, que bom! Sinta-se em casa! :-)

Irei lhe visitar em breve!

Sucesso!

†Maul† disse...

Oi Iara!

Adorei o "...com um estilo bem dark e hardcore, tem muita leveza e objetivdade..."!!!

Obrigado pelos comentários!

Abraços!

Anônimo disse...

Aprendi muito