31 de maio de 2008

31 de Maio - Dia Mundial Sem Tabaco

O que um dia foi significado de status, glamour, muito difundido pelos filmes americanos, produzidos principalmente na década de 50, hoje é o inimigo mundial, em uma guerra psicológica e publicitária.


Desde 1988, o dia 31 de maio foi instituído como sendo o “Dia Mundial sem Tabaco”. A cada ano a campanha recebe um tema diferente, este ano é “Juventude Livre do Tabaco”. Uma campanha destinada a conscientizar a juventude visto que, segundo pesquisa tem sido o principal alvo da indústria tabagista.


Não vou me perder falando demais sobre isso. Este é um assunto muito amplo. Temos ótimas campanhas elaboradas contra o uso, a cada dia aumenta a conscientização dos males que o tabaco causa. Tem crescido também o número de restrições aos fumantes, lugares aonde não se pode fumar, empregos que não aceitam fumantes.



Interessante que o mesmo governo que lucra na arrecadação de impostos originados da indústria do tabaco permite que os “viciados” sejam punidos e descriminados severamente. Entenda, quero apenas dizer que, embora haja campanhas contra o uso, alertas sobre os males do cigarro e etc, existe um motor rentável por trás disso tudo.


Há que se respeitar os não-fumantes, eles não são obrigados a se tornarem fumantes passivos. Há que se promover algum tipo de trabalho para recuperação dos viciados. Parabéns aos que conseguiram parar por vontade própria, mas temos que lembrar que, cada caso é um caso, nem todos tem a mesma motivação para isso. E sem nos esquecermos que a indústria do tabaco somente considera que perdeu um cliente após 10 anos que o mesmo não fuma.


Da mesma forma que acontece aos Alcoólatras, não existe um ex-fumante, um ex-viciado em nicotina, você pode até criar aversão ao fumo mas, bastará uma pequena quantidade de nicotina no organismo para reativar o desejo.



Temos que combater a ferro a indústria do tabaco, Contratos ilegais com fumicultores, casos de suicídios e exploração de trabalho infantil são algumas denúncias contra a indústria do tabaco, algumas... Mas será que a mesma indústria que gera tantos lucros ao governo, será realmente combatida por ele... ou só o que veremos será apenas uma cortina de fumaça...

2 comentários:

Anônimo disse...

oi drake
acho que ajudaria se nao aparecess pessoas fumando em filmes, novelas, séries, eles mostram cigarro aliado a liberdade.
Isso complca tb

†Maul† disse...

É verdade Iara!!

A mídia tem um papel fundamental na apologia ao fumo.

Abraços!